quarta-feira, 19 de junho de 2013

PROFISSÃO EMPREENDEDOR

Dados da Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2012, que avalia o empreendedorismo em 54 países, apontam que o Brasil é o terceiro país mais empreendedor do mundo, atrás de China e Estados Unidos. É uma excelente notícia. Entretanto, mais relevante que o número de pessoas envolvidas com um negócio próprio é o fato de que o número de empresários que inicia o negócio a partir de uma oportunidade cresceu e agora, para cada negócio aberto por necessidade, 2,24 começam pela identificação de uma oportunidade. Se ainda estamos longe da média mundial (4,35 negócios por oportunidade para cada um aberto por necessidade), já evoluímos em comparação a anos anteriores, onde a pesquisa mostrava o oposto.
E por que este número é relevante? Porque mostra que caminhamos para consolidar a profissão de empreendedor. Pode soar estranho encarar o empreendedorismo como profissão, mas convido o leitor a um raciocínio: alguém consulta um médico que não seja formado em Medicina? Um advogado sem diploma em Direito? Portanto, analogamente, é determinante para o desenvolvimento de empresas de sucesso que o empreendedor encare o empreendedorismo como profissão.
Faço parte de uma geração que cresceu com o objetivo de ter um emprego bom e estável. Perdemos competitividade e oportunidades de desenvolvimento por causa deste raciocínio que, felizmente, começa a mudar. Hoje, jovens entram nas universidades visando construir um novo negócio a partir de ideias novas e promissoras. E por trás da mentalidade ousada desta geração está um futuro promissor para estes jovens e para o Brasil.

Esta mudança de paradigma é determinante para o fenômeno empreendedor. Não por acaso, as pequenas empresas morrem cada vez menos. Isto se deve a esta nova forma de pensar o desenvolvimento de pequenos negócios e a esta geração que se orgulha de responder "empreendedor" quando perguntada sobre a sua profissão. Estes jovens se preparam de forma árdua para explorar as oportunidades identificadas. Em outras palavras, formam-se "empreendedores" e, a partir daí, criam empresas competitivas e de sucesso. Eis aí (mais) uma boa lição que a experiência pode aprender com a juventude.

Nenhum comentário: