Essa frase faz parte do repertório
de quase todo pai ou mãe quando o filho caminha para a idade em que decisões relevantes
precisam entrar no “radar”. A partir de certo ponto do seu desenvolvimento,
incitamos as crianças a pensar no seu futuro, tendo como ponto de partida escolhas
sobre seus desejos para quando forem adultas. Entretanto, poucas vezes
aplicamos essa questão a outros contextos onde ela é tão aplicável quanto no
caso da educação de nossos herdeiros.
Por exemplo, quando analisamos a
história de sucesso de países que experimentaram rápido crescimento e
desenvolvimento, vemos um ponto em comum: todos sabiam exatamente o que queriam
ser quando crescessem. A Coréia do Sul, reconhecida por sua revolução através
da educação, colocou como objetivo para o País, lá na década de 50 (quando sua
renda per capita era inferior a 100 dólares), que no futuro seria um país
exportador de tecnologia e produtos manufaturados. E a educação, mais do que o
objetivo final, foi o caminho para chegar lá. Cingapura, ao se tornar
independente na década de 60, definiu que seu futuro estaria centrado em tornar
o país o melhor lugar do mundo para se fazer negócios. Em conseqüência, mais de
mil regras foram alteradas ou abolidas nos últimos 20 anos para que o País
pudesse atingir o objetivo almejado. E a Malásia, caminha a passos largos para
se tornar um País desenvolvido até 2020. Quem observa o progresso ora existente
no País, que indica claramente que este objetivo será atingido, não imagina que
esta meta foi estabelecida em um plano estratégico implantado em 1990!
Nas nossas empresas, a reflexão
sobre o que se deseja ser quando crescer, também deve estar na ordem do dia. É
evidente que quase nenhuma empresa já nasce grande. Mas isso não pode levar os
empreendedores a pensar pequeno. É preciso começar com os pés no chão, mas
sonhando alto. E não apenas sonhando, mas traçando planos ousados e formulando
estratégias que coloquem a empresa no caminho de um crescimento sustentável e
rentável no médio e longo prazo. Esse crescimento não acontecerá por acaso. Ele
será fruto de planejamento e perseverança. E, se soubermos com clareza onde
queremos chegar quando formos grandes, mobilizar os recursos necessários e os
corações e mentes dos colaboradores na direção certa será uma tarefa mais fácil
e recompensadora.
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