O ano é
1953. Após o término da segunda guerra e a independência do Japão, a Coréia do
Sul é um país mergulhado em sérios problemas sociais e econômicos, em conflitos
com a Coréia do Norte, com renda per capita de 67 dólares americanos (menos da
metade da renda de Gana na época) e posicionada como um dos países mais pobres
do mundo. Uma nação sem recursos naturais e sem alternativas para se
desenvolver. Neste cenário, os mandatários do País decidem que a única
alternativa para desenvolver a Coréia do Sul é apostar em criação e exportação
de valor. Em outras palavras, importar matéria prima de qualidade, produzir
bens de alta tecnologia e valor agregado e exportá-los para o resto do mundo.
O resultado?
A Coréia do Sul hoje possui a décima terceira maior economia do plante,
tornou-se um país de cultura fortemente exportadora classificada como uma das
nações mais desenvolvidas do mundo e é líder em produtos de alta tecnologia,
com renda per capita de mais de 20 mil dólares americanos.
Mas afinal,
o que a história da Coréia tem a ver com nossos empreendedores e nossas
pequenas empresas? Ela nos mostra o poder de mobilização e transformação
decorrentes de escolhas que delimitem foco claro e visão de futuro consistente.
Ninguém consegue ser bom em tudo. Esta constatação está na essência das
escolhas feitas pela Coréia do Sul ao longo de sua história. Ao escolher a
internacionalização do País como caminho para o desenvolvimento, todas as
decisões tomadas e ações desenvolvidas posteriormente, tiveram como único intuito
manter a nação no rumo traçado e sem desvios de rota.
Essa lição
se aplica de forma integral à maioria das nossas pequenas empresas. Ao buscar
resolver todos os problemas do mundo e fazer um pouco de tudo, o empreendedor
desperdiça energia e talento, e torna o foco disperso, dificultando a busca
pela obtenção de resultados expressivos. O sucesso também depende de escolhas,
e muitas vezes, o segredo está em definir o que não fazer, a fim de se
concentrar naquilo que fará a diferença. No que você e sua empresa serão
realmente bons e imbatíveis? A resposta a essa pergunta é o primeiro passo para
um negócio com foco bem definido e, portanto, com alto potencial de crescimento
e desenvolvimento.
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